Saturday, May 19, 2007

Diversos










FLORA




Angola apresenta cinco tipos de zona naturais, a floresta húmida e densa como a de Maiombe que encerra as mais raras madeiras, as Savanas, normalmente associadas a matas, como é o casa da de Luanda, as Savanas secas com árvores ou arbustos, em Luanda, baixa de Cassanje e certas áreas de Luanda.
Depois existem ainda zonas de estepe ao longo de uma faixa que tem início a sul do sumbe e, por fim, a Desértica que ocupa uma estreita faixa costeira no extremo sul do país, onde podemos encontrar no deserto do Namíbe uma espécie única no mundo que tanto caracteriza este país, a “Welwitschia Mirabilis”.
*WELWITSHIA MIRABILIS






FAUNA:



Em Angola conhecem-se inúmeras espécies espalhadas pelas várias regiões.
Na floresta do Maiombe habitam gorilas, chimpanzés e papagaios, nas zonas naturais mais húmidas do norte, centro e leste, podemos observar o Golungo, a palanca negra gigante, uma espécie única no mundo e em vias de extinção, a seixa, os elefantes. Já nas regiões aparecem a cabra d leque, o guelengue do deserto ou orix, o gnu, a impala, a chita, o búfalo, também o elefante, a zebra e a girafa. Animais mais ou menos comuns a todo o território são a hiena, a palanca vermelha, o leão, o leopardo, e o hipopótamo.
Na fauna marítima existe igualmente uma enorme variedade de peixes e de mariscos que se encontram também nos rios e que, a par destes, podemos ver também crocodilos e jacarés.
*PALANCA NEGRA






PRINCIPAIS RIOS:

O principal rio de Angola é o rio Kwanza com mil km de longitude, mas apenas 240 km são navegáveis. De seguida o Kubango, com 975 km, a seguir o Cunene, com 800 km, e por fim, na lista dos quatro principais do país, o Zaire com 150 km de longitude, sendo que este último, todo ele é navegável.
Os rios Angolanos oferecem oportunidades para a implementação de negócios de interesse turístico ou misto do tipo comércio-turismo.



RECURSOS NATURAIS

Petróleo - a maior fonte de divisas. Indústria recente, utilizando tecnologias de ponta, atinge elevados índices de rentabilidade.
Diamantes - em Angola encontram-se dos melhores diamantes-jóia e as Lundas são uma das áreas diamantíferas mais importantes do mundo.
Minerais -estima-se que o subsolo alberga 35 dos 45 minerais mais importantes do comércio mundial.
Pescas -de costa extensa, rica em crustáceos e pescado de variedades muito apreciadas, Angola oferece uma indústria em reabilitação, de grande potencial.
Agricultura -graças a uma excelente distribuição hidrográfica e um quadro ecológico variado, Angola tem um enorme potencial de produção de culturas tropicais e sub-tropicais.
Energia -Angola possuí um enorme potencial hidroeléctrico graças aos grandes e caudalosos rios que a atravessam.
Café - produto de excelente qualidade, beneficia de condições climáticas ideais em algumas regiões.
Madeiras - cerca de 43% do território angolano é coberto por florestas ainda pouco exploradas. Madeiras preciosas em Cabinda. Rede hidrográfica propicia o transporte.
Turismo de praia de montanha e rio. Pesca em todas as modalidades. Reservas de caça e parques naturais.

No comments: